terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sobre o calor.

Grande parte das pessoas aqui em minha volta, sente uma raiva contida do verão, sempre reclamando de como é exaustivo ficar embaixo daquele sol, suando que nem um camelo perto da morte, chegando a conclusão de que não dá para ficar atraente nem para si mesmo nesta época. Eu concordo ou concordava, até o momento em que notei que o calor é que nem o amor.

Posso começar dando uma pequena explicação chata e científica: “O frio simplesmente não existe, o calor de fato existe, tanto que conseguimos visualizá-lo com aparelhos específicos que detectam radiação infravermelha. O Calor é definido na física como uma energia em movimento. Mais especificamente, uma forma de energia que sempre está se movimentando dos corpos de maior temperatura para os corpos de menor temperatura. Sentimos "frio" quando uma grande quantidade de calor deixa o nosso corpo rapidamente. Sentimos "calor" quando muito calor fica retido no nosso corpo. O FRIO é simplesmente um estímulo elétrico enviado pelo nosso cérebro para nos avisar que estamos perdendo muito calor. “

Se deu para entender, aquela frase de que o “frio é psicológico” é real, mas o que isso tem de parecido com o calor? Simples, o amor é o calor, alguns, desde pequenos entendem o real significado do calor, que precisamos aproveitar cada suor que cai de nosso corpo, que temos de se jogar com a roupa que for e que se dane, afinal, todos sentem o calor, ou deveriam.

Porém, grande maioria espera pelo frio ou graças aos ares condicionados, se escondem em lugares fechados para assim, fingir que não existe calor, que com o frio podemos esconder nossas imperfeições, que não suamos, que não sofremos, que não nada! E no mundo fresco passageiro, que criamos ou usufruímos, sumirá (ou assim parecerá) qualquer vestígio dessas temperaturas altas que mexem com o nosso corpo, preferindo nos esconder em algo como que ficará que tão frio que... iremos nos cobrir para tentarmos montar um calor controlável, dá para entender essa conspiração com si próprio que o ser humano faz?

No fim, não podemos fugir do calor, ele estará lá, não importando o quanto você fuja e mesmo que você morra, o único que irá perder o vento quente que pode bater no seu rosto. Temos medo, isso é inevitável, o medo de tratarmos o calor temos no corpo como algo normal e percebemos que os outros não querem assumir seu calor, se escondendo no quarto embaixo de ar. Ou até o medo de perceber que por mais que o frio seja algo confortável, e nós sabemos que ele é, o calor dá aquela sensação que estamos vivos, seja a fé que você tenha, você só consegue crer nela quando sente seu calor quente e feliz, é o calor que faz seu coração bater, se entregue.



Bibliografia: http://fisicaricardo.blogspot.com.br/2009/03/o-frio-nao-existe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário